Cabelos ressecados, quebradiços, com pontas duplas, sem brilho e queda de cabelo são alguns dos problemas que podem interferir na beleza dos cabelos. Existem vários tratamentos no mercado para esses problemas, porém, um tratamento natural pode ser muito eficaz para esses problemas: a babosa.

A babosa (ou aloe vera) é  uma planta que tem propriedades regeneradoras e funciona como um antioxidante natural no couro cabeludo, oferecendo inúmeras vantagens ao fio.

De forma geral, ela tem a capacidade de fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo, regenerando e hidratando os cabelos ressecados, ao mesmo tempo em que fecha as cutículas dos fios. O resultado de um uso constante são cabelos mais fortes, hidratados, brilhantes, soltinhos e sem frizz.

A planta hidrata, define os cachos, evita a queda e dá brilho. É um hidratante natural poderoso, que após somente algumas aplicações já pode fortalecer os cabelos. Confira algumas dicas de como tratar os cabelos e o couro cabeludo com a babosa:

Tratamento Capilar com Babosa

Shampoo com Babosa

O shampoo vai limpar as cutículas e deixar o couro cabeludo saudável. Dessa forma, os cabelos crescerão mais resistentes.

Ingredientes

  • 2 folhas de babosa
  • 100 ml de shampoo neutro
  • 5 gotas de óleo de alecrim
  • 5 gotas de óleo essencial de hortelã

Preparo e aplicação

Lave as folhas da babosa para então retirar sua polpa (gel). Retire o gel com a ajuda de uma colher. Bata a polpa  no liquidificador ou mixer. Depois, misture em um pote com o shampoo e os óleos essenciais. Guarde em um recipiente de shampoo vazio que tenha em casa. Você pode usá-lo até duas vezes na semana, intercalando com seu shampoo normal.

Tratamento Capilar com Babosa

Hidratação Capilar com Babosa

A babosa possui várias vitaminas (A, B1, B2, B3 E B6), minerais e aminoácidos que nutrem profundamente os fios. Ela pode ser usada por todo o comprimento e também na raiz, sem deixá-la oleosa. Você pode fazer uma hidratação somente com a planta e água, ou potencializar seu tratamento com uma máscara concentrada.

Ingredientes

  • 2 folhas de babosa
  • 1 colher (sopa) de máscara hidratante

Preparo e aplicação

Lave as folhas da babosa para então retirar sua polpa (gel). Retire o gel com a ajuda de uma colher. Bata a polpa no liquidificador ou mixer. Num pote, misture a polpa com a máscara hidratante. Após lavar os cabelos apenas com shampoo, aplique a mistura nos fios massageando mecha por mecha. Deixe agir por 20 minutos, depois enxágue bem e finalize com condicionador.

Tratamento Capilar com Babosa

Tônico Fortalecedor com Babosa

Essa mistura é perfeita para combater a queda de cabelo, além de hidratar os fios e fortalecer.

Ingredientes

  • 1 folha de babosa
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim
  • 3 gotas de óleo essencial de ylang ylang
  • 1 gota de óleo essencial de cedro

Preparo e aplicação

Lave a folha da babosa  e retire sua polpa (gel) com a ajuda de uma colher. Bata a polpa no liquidificador ou mixer. Acrescente o óleo de coco e bata mais. Em seguida, acrescente os óleos essenciais. Misture bem.

Aplique o produto no couro cabeludo e vá espalhando com os dedos, massageando delicadamente. Com o que sobrar da mistura, aplique no comprimento dos fios. Prenda os cabelos e deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois é só retirar o produto e lavar os cabelos normalmente.

Para o efeito da babosa ser eficiente não basta fazer só uma vez: o tratamento deve ser constante, pelo menos uma vez por semana, até que você note melhora nos fios. É preciso criar uma rotina de cuidados utilizando a babosa para, assim, conseguir combater a queda e garantir outros benefícios para os cabelos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here